Quando o virtual também é real

golconde-ReneMagritte-thumbQuando nascemos nossos pais nos dão um nome. Depois na internet escolhemos nicknames, palavras que acreditamos nos definir de alguma foram. Um batizado consciente, aonde escolhemos a postura a adotar. Muitas vezes a versão virtual é na verdade mais real do que a apresentada ao mundo de carne e osso. É como se o deuses da web libertassem nosso verdadeiro eu, pois na internet nascemos livres, livres das correntes do corpo, livre das mascaras sociais e familiares as quais vínhamos sendo presos, livres da necessidade de agradar a quem não nos agrada. Essas são coisas das quais deveríamos nos libertar também no mundo offline, mas que na web é muito mais fácil.

Não, o mundo virtual não é a Utopia com a qual Thomas Moore sonhava. A lei da selva ainda funciona. Tudo que existe de ruim, existe aqui também: Inveja, Gula, Ira, Preguiça, Avareza, Vaidade e Lúxuria. Assim como as coisas boas: Feliz, Soneca, Dengoso, Dunga, Atchim, Mestre e Zangado. Tudo isso convive em desarmonia pela net. Emocoes

O que certas pessoas não sabem nem sequer pressentem, é que os nicknames também têm um coração. A distância não nos deixa impenetráveis, um nome no monitor não é só um nome. É uma pessoa com seus sentimentos, defeitos e qualidades. Alguém que você pode ou não gostar, mas que você precisa respeitar. Vamos brincar, protestar,  flertar, informar, socializar, e tudo mais; mas o que foi dito não se apaga numa simples desconexão. Quer descontar sua insatisfação? Procure um ringue e alguém que queira fazer o mesmo.

Mas ainda assim é um mundo de possibilidades, onde podemos mostrar o que temos a dizer e ser quem queremos ser. A internet não te torna uma pessoa melhor ou pior, ela só te faz expor quem você realmente é. Aqui o tímido, pode ser extrovertido; o sério pode ser bobo; o feio pode ser interessante; e o babaca pode ser um babaca. Na dúvida, divirta-se e deixe os outros se divertirem.

8 comentários:

  1. Parabéns Felipe, perfeita análise !!
    Concordo em gênero, número e grau!
    Abraços
    Luis Pereira
    @CMPLuis

    ResponderExcluir
  2. Realmente, você tem razão! Escolher um Nickname é uma questão séria. Para escolher que nome usar, levei dias e noites pensando em como isso refletiria na minha pessoa do dia-a-dia.
    Além disso, escolher um nickname (pelo menos para mim) trouxe um senso de satisfação com minha própria identidade. "Esse sou eu, e assim as pessoas me verão"

    Grande texto Felipe! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eita Felipe ... isto é sensacional ... parabéns ... foi na ferida de muita gente ... na vida o que importa é "não é ser uma pessoa melhor ou pior, apenas ser o que realmente é".

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Felipe

    Texto fantástico, traduziu com perfeição o mundo virtual, por isso precismos lutar por esse espaço como algo de muita paz, onde todos nós podemos conviver em harmonia escrevendo um pouco de tudo e de tudo um pouco.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!! Muito bom teu post... Poucas pessoas têm essa visão de 'mundo virtual' e 'identidades virtuais' que eu e vc temos.

    Muita gente não pensa que do outro lado do monitor tem uma pessoa que aje, pensa, sente e escreve.

    Seja no Twitter, nos blogs ou em qq canto virtual, a nossa 'alma' está ali sempre.

    Enfim... Parabéns!

    #beijometwitta! hahahaa
    @daniantunes

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo ótimo post. Já disse que gosto dos teus textos, muito. ;) Abração.

    Já que sou, o jeito é ser (Clarice Lispector)

    ResponderExcluir
  7. Realmente, a internet permite ser quem você gostaria de ser na na realidade. E pra isso, são depositado todas as suas características, claro, em um nickname, pois o verdadeiro nome está relacionado a outra pessoa, a qual você nao é na internet.
    Mas antigamente, isso ainda era mais evidente, quando não existia msn, nem orkut...
    Hoje as coisas estão mais amenas..mas é claro, as pessoas ainda insistem em ser na internet o que elas realmente não são na realidade.
    Gostei do blog, um abraço.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br