Esperança pra quê?



Quem criou a esperança? Por que a fez tão ávida de vida? Ela é realmente sempre a última a partir; alegria, oportunidade, razão, todos moribundos deixados pelo caminho. Sem a esperança seriamos ridículos desertores. Nenhuma causa vingaria, pouquíssimas paixões explodiriam, nenhuma torcida existiria. Mas repito: precisava tanto? Às vezes, ela me parece inútil, uma forma de me manter preso aos erros que estou cometendo. Um orgulho ignorante de dizer: eu desisto! Um medo incompreensível da falha, do erro, de não ser capaz.
A minha esperança então é erva daninha. Agarro-na com as mãos e arranco até a raiz, mas, teimosa, brota e se espalha pelo jardim. Não que eu deva somente reclamar. Quantas vezes lutei, apanhei, mas ganhei! Quantas bocas fugiram, mas beijei! Quantas pessoas imaginei perdidas, mas as reencontrei! Inúmeros sucessos, mas não tantos quanto as vezes que somente apanhei, somente fugiram, somente perdi.

A esperança é econômica, com uma migalha faz um banquete. Às vezes parece falecida, puro engodo. Ela mais nada faz além de mudar de terreno, e buscar solos mais férteis nos quais germinar. Como uma semente seca aguarda uma gota de água, ou lágrima, para que lhe restabeleça a vida e então encontra nova flor à qual se apegar. Na verdade então nunca perdemos a esperança, a trocamos de lugar, mesmo que não saibamos aonde guardamos.

Eu e a esperança temos um caso de amor malandro, daqueles em que se apanha, mas não se vive sem. Graças a ela fui ferido, pisado e diria, até, humilhado. Mas como não amá-la? Como não amar a voz que ao lhe ver no chão sussurra: Levanta? Como não amar esse sentimento que cochicha ao pé do seu ouvido seus mais deliciosos desejos? Como não amar esse apoio cego, que se nega a nos abandonar? Como não amar a nossa própria vontade de viver? Se com a esperança sofremos, sem ela somos apenas um saco vazio em meio a um redemoinho.

2 comentários:

  1. Olá Felipe, não da para viver sem esperança.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe. Como vai?

    Quero agradecer sua visita ao meu blog.

    Também adorei o seu.

    Um beijo

    gill

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br