Com quantas tochas se faz uma Olimpíada?

roda_rio_2016

Provavelmente o Rio de Janeiro continua lindo. Pelo menos estava da ultima vez que o vi. Mas agora essa cidade símbolo, será sede da Olimpíada 2016. O Rio de Janeiro sede de uma Olimpíada? Sim, com direito a tocha, cerimônia, lagrimas e tudo mais? A indicação e escolha geraram muita discussão. Alguns defensores nacionalistas levaram a mão ao peito, e sobre a trilha sonora do Hino (versão Vanusa), marcharam em prol do Rio 2016. Outros, alegando uma consciência política dizem não, pois seria uma ENORME possibilidade para que nossos notáveis políticos encham mais uma vez suas cuecas seus bolsos de dinheiro. Tem gente que acha que fará bem para a moral das futuras gerações brasileira, e outros dizem que seremos chacota internacional. Muitas opiniões, muitas emoções.

A Olimpíada será boa para o Rio e o Brasil? Devemos apoiar o Rio como a sede de 2016? Lógic o! Não digo por patriotismo (mesmo sendo), ou para tentar provar algo aos Yankees, e o resto do mundo, de que somos capazes (But, yes we can for you too!). Digo por que seria burrice não dizer. Todo mundo sabe o investimento que uma Olimpíada atrai. O salto na infra-estrutura da cidade, a tsunami de turistas (ops!), as empresas que irão colocar seu dinheiro no Rio e assim no Brasil. São argumentos, poucos, simples e reais.

corcovado

Porque não aqui? Afirmam que não devemos ter Olimpíadas no Rio, pois seria mais uma brecha pra roubalheira nacional (Se tivesse essa modalidade na olimpíada, era ouro para o Brasil na certa). Esse é o argumento de moral mais torto que vi sobre o assunto. Então agora ao invés de consertar o país e seus políticos, vamos correr das oportunidades que nos aparecem. Medíocre a idéia, é como não aceitar uma boa oportunidade de emprego, por si achar incompetente para o cargo. É esse tipo de pensamento fracassado, que impede que o Brasil deixe de se tornar a eterna promessa. Somos perdedores, e não vamos tentar nada diferente porque somos  perderes? Poupe-me. Pode dar errado? Pode sim, e daí? Vergonha? Vergonha de quê? Como diz minha avó, vergonha é roubar e não dar conta de carregar (tá péssimo exemplo). Mas como destino turístico nossa nome já está anos luz, de onde deveria estar. Nosso respeito internacional se resume a um lugar no G20, o grupo dos países que não são tão péssimos como os outros. Então deixem de chororô, ou mimimi. Torçamos pelo sucesso da Olimpíada no Rio. Vamos ficar de olho, cobrar dos políticos, esperar que a violência não atrapalhe (põe na conta da Olimpíada), e óbvio torcer por nossos atletas. Que te garanto que algo sairá de bom disso, assim como saiu sim do Pan 2007 (veja aqui). Afinal apesar de tudo, nosso coração ainda é verde e amarelo. Vocês acham que a Olimpíada sediada no Rio não vai ajudar? Bem, ajudaria muito menos se fosse em outro lugar. Com quantas tochas se faz uma olimpíada? Não sei. Mas vamos mostrar com quantos brasileiros se faz um espetáculo.

4 comentários:

  1. Pra ser sincero, eu sinto mais pena dos atletas. Não é nenhum segredo que o Rio não é uma cidade lá muito pacífica...

    Mas o foda é que lá se vão nossos impostos pra impressionar os gringos, enquanto fica faltando pro povo o que o povo precisa. Mas bah, se já veio vamos aproveitar o que vier.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que o NOSSO dinheiro não vire uma farra como foi o Pan. E tomara claro que seja um grande evento e que deixe apenas sementes positivas no Rio e no Brasil. E a nós, resta seguir lendo comentários e continuar pagando a conta, com o suor de nossos impostos.

    ResponderExcluir
  3. é isso que penso tb Felipe!
    Pq não?
    Nada pode piorar, isso é fato!

    um bjo pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Olá Felipe!
    Não sou brasileiro mas estou com vocês!
    E quando soube fiquei feliz!
    =)

    Abraço

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br