A sua verdade

olhos fechados
Pensar, analisar, racionalizar, tristes e deprimentes manias humanas. Nem tudo é para ser dissecado, ne m tudo  deve ser levado até a total luz do conhecimento. As vezes devemos fechar os olhos, para que o coração continue a bater. Quem disse que tudo deve ser tão certo, chato e monótono? Quem disse que o real é sempre o melhor? Como buscar a verdade se ela nunca é única ou absoluta? É como perseguir uma miragem, um sonho utópico. Obviamente não se constrói uma vida sem verdades, mas é impossível impedir que ela desmorone sem mentiras.

Histórica e miticamente atribuímos o pensamento a nossa mente, e ao coração, nosso centro de emoções. Esse coração é como um Oasis em maio ao deserto da lógica e do raciocínio, um local aonde não somos obrimentiragados a engolir as verdades que nos machucam. É essa habilidade de superar a razão pela emoção que torna possível a alegria. Não temos certeza se o amor existe. Mas alguns entendem que a idéia de viver no mundo onde tal sentimento seja inexistente, é dura por demais para ser aceita. E assim acreditam no amor. Outros não aceitam que o universo exista sem a tutela de um Deus. Todos precisamos ter um sentido na vida, precisamos de algum motivo, por mais pífio, simples, banal ou até egoísta que seja. Cultura, filosofia, religião é nisso que buscamos o que não existe, ou não podemos provar, o sentido pra vida. Mas mesmo assim adotamos um e pautamos nossa vida nele. Não importa, não existem melhores motivos para viver, mas talvez existam piores.

Quando mais encaramos e aceitamos os fatos tristes da vida, mais duros e amargurados nos tornamos. Se pas080121-mlk-vmed-6a.widecsarmos a analisar tudo a vida perde o sabor e somente sobra a rigidez dos fatos. Verdade? Que verdade é essa que me faz mal, que me torna mesquinho, vazio e frio. Não obrigado, alguma dúvidas tem de ser aceitas para que queime a vontade de viver. Deixe a verdade pura para quem não vê graça na vida. Para que ao por do sol, ainda desejemos o seu nascer. Escolha sua verdade, sabiamente. Não viva em um mundo de fantasias, mas também não aceite o mundo como é. Não proponho uma alienação, muito pelo contrario, não aceitar é o inicio de uma mudança. Como disse Luther King: "Eu tenho um sonho..." e até certo ponto eu prefiro viver nele.

3 comentários:

  1. ' É essa habilidade de superar a razão pela emoção que torna possível a alegria.'

    Adorei aqui Felipe!

    um bjo!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo seu texto Felipe.. no final arrasou. Parabéns.. Vou sempre ler!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Já escrevi uma vez que, por escolha, tenho uma postura cética diante do mundo. Escolho rejeitar explicações fantasiosas acerca de qualquer coisa. Entretanto não acho que isso faça minha vida menos interessante.

    A própria existência da vida nesse planeta é um milagre probabilístico de ordens astronômicas. As leis formuladas com base na observação do Universo são assustadoramente precisas, pelo menos na maioria esmagadora de casos comuns. E nosso cérebro é uma máquina biológica capaz de distorcer a realidade à nossa volta, criando uma realidade subjetiva para cada ser humano em particular. Me diz, isto não é maravilhoso?

    E também não separo os sentimentos da razão, estão ambos na mente e ambos são parte intrínseca da nossa natureza humana. É por isso que eu gosto das verdades, elas também são maravilhosas.

    E o texto também é lindo. Seus textos são sempre intensos, aliás. =)

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br