Pães, opiniães e brioches.

cabeca-1-10086
Ter uma opinião não é uma opção, nem um direito, é inerente a cada pessoa. Sempre que analisamos, vemos, ficamos sabendo ou até imaginamos algo passamos a ter uma opinião. Todos têm o direito de expressar suas idéias, assim como temos o direito de escondê-las (a não ser que você seja um gênio com uma idéia fantástica). Ter uma opinião não é um problema, o problema é não avaliar as demais, juntamente com a sua.
Tenha a SUA opinião, pense criticamente e analise. A sua opinião não precisar ser a opinião do Jornal Nacional, da sua Igreja, do seu Presidente, do critico de cinema ou dos seus pais. A sua opinião deve ser o que você viu, escutou, pensou e raciocinou. Informe-se! Quer odiar Hitler, ótimo, odeie! Mas odeie porque você tomou conhecimento do ele fez e desaprova. Não porque te mandaram odiá-lo.
Se você tem uma opinião à qual você não abre mão, então a guarde. Só exponha o que você está disposto a reavaliar. Mas saiba que opiniões imutáveis, só sobrevivem em cérebros involucionarios. Idéias existem para serem discutidas, melhoradas, implementadas. Uma discussão de idéias não é sobre achar a melhor idéia, e sim sobre desenvolver a idéia. Sua opinião é um lado da moeda, e muitas vezes você só consegue enxergar o valor desta, se olhar o outro lado. Toda a opinião merece respeito, mas este acaba quando a opinião ignora a lógica e o bom senso.
O conjunto das suas opiniões é a forma como você enxerga o mundo. Desistir de uma opinião não é fácil, é como se o mundo tivesse mudado muito rapidamente à sua volta. O mundo está sempre mudando, e as cabeças de pedra vão ficar pelo caminho. Enquanto tudo se transforma as oportunidades borbulham na superfície. Não tenha medo de mudar o que você “acha”. Você pode acreditar que o pão Frances é o melhor pão do mundo, mas como pode saber se nunca experimentou brioches?

4 comentários:

  1. Felipe, este é o grande defeito do ser humano ... a sua inércia para refletir, ter posicionamento crítico, estabelecer seus próprios valores ... é muito mais cômodo aceitar um cabresto e seguir o estabelecido e caminhar junto à manada ... mas enfim ... quem sabe as coisas mudam não é mesmo? quem sabe experimentam brioches e percebam q muito mais saboroso q o pão frances ...

    parabéns

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus textos, eles são críticos e visionários. Hoje em dia, é difícil encontrar pessoas com a mente aberta, que questionam e conversam (escrevem) sobre assuntos que vão além da superfície (atmosfera social), uma zona de conforto. É mais fácil calar e se omitir que ter opiniões. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. O que ocorre nesses tempos é que velocidade é mais importante. As pessoas correm pela superfícies das coisas porque ir na profundidade requer tempo. Humanos superficiais compram ideias em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  4. Conhecendo seu blog conclui, COM MINHA PRÓPRIA OPINIÃO, que seu texto é excelente.

    Esconder a opinião não acontece só quando temos boas idéias, me pego diversas vezes ocultando o que penso puramente por egoísmo, por não querer compartilhar a conclusão que cheguei sobre aquele determinado assunto, principalmente quando o meu próximo ainda não tem algum pensamento formado sobre. Considero que a pessoa tenha o direito de formar sua opinião por conta própria, sem a influência da minha.

    Outro ponto bom de destacar é com relação a trabalho, universidade, ou seja la qual for o meio. Tente botar juntos na direção de uma empresa pessoas que possuem a mesma opinião, que sempre concordam entre si. É praticamente certeza de um fracasso coletivo. Opiniões contrárias são muito mais produtivas e interessantes.

    Gostaria de dizer mais mas não quero ser um chato no seu blog com excesso de "OPINIÃES".

    E como diria o Velho Madruga, parafraseando Cervantes: "É próprio dos sábios mudar de opinião"

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br