Cordeiro em pele de lobo

rebanho

Somos animais, alguns dizem que os mais racionais, outros que os menos. Alguns dizem que somos criados a imagem e semelhança de Deus, outros que somos primos bizarros dos macacos. Essas questões não vêm diretamente ao caso, mas sim o consenso de que somos animais, independente de nossos títulos de nobreza. Animais formam  grupos, manadas, cardumes, alcateias, enxames, etc. Nós humanos temos varias formas e motivos para nos coletivar, equipes de trabalho, turmas de farra, grupos de estudo, redes sociais, círculos de amizades. Alguns agrupamentos úteis, outros prazerosos, mas grande parte perigosos.

 

não importa a multidão,só Deus sabe o que eu precisoAs pessoas quando se juntam tendem a se homogeneizar, passam a se enxergar como um todo, dão apoio e ganham coragem. Muito bonito, mas não se engane. Dar coragem a quem não sabe criar a própria é jogar álcool numa chama. Dê motivação, mas não um propósito a um idiota e ele fará a maior das idiotices. Essa força vinda do coletivo não escolhe intenções,  age ao sabor do primeiro grito na multidão. Sobre a vontade do primeiro líder improvisado, ou pior, do primeiro manipulador  e inflamador.  Ao sentir a coragem o covarde se sente embriagado e segue a primeira idéia que surgir, por melhor, mais insana ou antiética que seja.

 

As turbas já se formaram em prol da ecologia, do protesto político e outras razões “nobres”. Assim como se formaram pelo racismo, pela violência e outra razões ridículas. Existem hoje até turbas virtuais. Multidões já decapitaram95228428_0b442e4fc0 reis na Inglaterra, e ainda atacam "rainhas" na atualidade. Revoluções foram fomentadas por esse sentimento, e índios foram queimados vivos pelo mesmo. Enquanto indivíduos a culpa de nossas ações é unicamente nossa a carregar, quando somos um grupo a culpa é de todos, mas não pesa a ninguém. O limite do bom senso desaparece e tudo é valido, pois não fui eu que fiz, fomos nós que fizemos. E por alguma lógica torta e imoral isso alivia a consciência humana. 

3 comentários:

  1. amigo vc foi perfeito em sua contextualização ... a história sempre foi feita assim ... é o jogo do poder e das ideologias ... a consciência crítica poucos a têm ... enfim ... as verdadeiras mudanças não virão pela força de um ou de muitos e sim pela voluntariedade individual de transformar a si mesmo de forma consciente ... o resto vem por acréscimo ... todavia ... como se calar frente a desatinos os mais arrepiantes com que somos obrigados a viver ... temos que ter cuidado mesmo pois poderemos incorrer no mesmo vício de sermos manipuladores de massas mas calar nunca ...

    parabéns

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Felipe, excelente texto. O perigo das turbas é que muitas vezes em nome de bons propósito, comentem verdadeiras barbaridades.
    Um ótimo fim de semana.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Putz, e o pior de tudo é que é a mais pura verdade. Nunca tinha parado pra pensar nisso. Ótimo texto

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br