Razoavelmente Profundo

Bem, acho que a maneira ideal de abrir essa coluna é explicando o seu titulo, Razoavelmente Profundo. A escolha desse titulo veio da minha forma de agir e encarar a vida. É notório que vivemos no mundo do supérfluo, palavras supérfluas, gestos supérfluos, bens supérfluos e consequentemente pessoas supérfluas. Qualquer pessoa que não se preocupa com vida sexual dos famosos (acredite você é uma minoria) acha isso insuportável. Insuportável conviver e ou viver supérfluo. Pois tão ruim quanto ouvir sobre o fim do namoro dos participantes do ultimo reality show, é não ter nada melhor do que isso a dizer. Eu tive a sorte de ter crescido em uma casa repleta de velhos livros e discos e, além disso, pais que me castigavam (e eu dei varias oportunidades para que o fizessem) com a proibição de assistir TV. O tédio me levou a conhecer os prazeres além do supérfluo nas profundezas do pensamento. E assim explico a parte profunda do título.
Mas porque razoavelmente? Confesso que ser pensante nesse mundo não tarefa fácil e nem recompensatoria, principalmente na adolescência. E com razão, como disse Arnaldo Jabor. “Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre”. Ser profundo demais é suicídio social e psicológico. Quando mais pensamos mais dúvidas temos. Quanto mais entendemos da vida, mais difícil fica achar graça nela. Porque para a felicidade é necessário um pouco de ingenuidade, um pouco de bobagem. Quem muito analisa pouco experimenta. Às vezes é necessário fechar os olhos para melhor saborear a vida. E é por isso que hoje vivo a procura da medida, nem raso demais, nem profundo demais. Afinal a única coisa que nunca é demais na vida é a felicidade. 
Não sei se aconselho a mesma tentativa a todos, afinal essas coisas são bem particulares e conselho é uma coisa bem inútil. Mas acho que um pouco de pensamento e um pouco de bobagem não faz mal a ninguém. Obrigado a todos que leram esse post inaugural. Pretendo atualizá-lo no mínimo semanalmente.
Abraços
Felipe Toffolo

3 comentários:

  1. "Quem muito analisa pouco experimenta."
    Simplesmente genial.
    Vejo que tem futuro, já linkei teu blog no meu.

    abçs

    ResponderExcluir
  2. Felipe!!

    Que bom encontrar o seu blog!
    Fantástica a sua idéia e passo a ser a sua seguidora número 1 !!!

    ADOREI e estarei aqui sempre e quero que se sinta muito à vontade lá em meu cantinho, onde escrevo as minhas verdades com muito amor, paixão, coragem, graça, alegria, tristeza....e ....sem censura!

    Deixo-lhe então um beijo com carinho e muito boa sorte nesta nova empreitada: seu novo Blog!

    Bia Maia

    http://olhardentrodosolhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Felipe,
    Tai a confirmacao do que eu sempre suspeitei: voce e muito mais do que mostra ser! Mais profundo ...sem ser serio, chato ou pedante.
    Parabens pelo blog.
    Melizandra

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br